quinta-feira, 15 de maio de 2008

PROJETO DE DESIGN

Tema: Brinquedos Alternativos

Justificativa: Em decorrência do grande avanço das tecnologias e aumento do exagerado do consumismo, os brinquedos tornaram-se uma arma poderosa usada pelo sistema capitalista para cativar as crianças. O problema é que um brinquedo não satisfaz mais o interesse das crianças, é necessário muitos e muitos, e o que impulsiona ainda mais esse consumismo exagerado são os meios de comunicação. O resultado é o acumulo de brinquedos não utilizáveis, que viram lixo. A partir deste contexto sentimos a necessidade de estar produzindo com as crianças alguns brinquedos, ressaltando a importância da utilização dos materiais alternativos, recicláveis.

Objetivo Geral:
Conhecer a importância dos brinquedos na vida das crianças e criar e recriar brinquedos utilizando a criatividade e materiais alternativos.

Objetivos específicos:
- Conhecer a importância do brinquedo para a infância
- Compreender a importância da reciclagem para o meio ambiente
- Reutilizar materiais recicláveis na confecção de brinquedos
- Possibilitar que cada criança use sua criatividade criando seu brinquedo


Fundamentação teórica:

O ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança e de sua socialização. Quando a criança participa com prazer ela aprende, pois a brincadeira é uma forma aprender e ao brincar a criança está construindo seu conceito de mundo. O brinquedo geralmente é o objeto usado na brincadeira e sempre está associado a um contexto cultural e social.
Muitos autores trazem suas contribuições sobre este assunto, como Benjamin (2002) que diz:
O brinquedo participa da construção da infância, e ao mesmo tempo é conseqüência, reflexo e uma das causas, a forma, o lugar e o modo que relaciona-se com a criança depende do lugar da criança na sociedade e as imagens que fazemos dela.

Já Brougére (2004), afirma que nem todo contato com um brinquedo é necessariamente brincadeira. Não há necessidade de um brinquedo para essa atividade e em muitos casos os brinquedos são produzidos na própria dinâmica do jogo, do imaginário. Porém muitas brincadeiras se originam contato com o brinquedo não pode impor-se na brincadeira sem a decisão de quem brinca de interagir com ele.
O brinquedo é caracterizado como produto artesanal, que age de forma interativa no mundo de fantasias da criança, aproximando-a da realidade social em que vive, desenvolvendo experiências internas e externas ao seu mundo, promovendo melhores resultados na aprendizagem.
Com revolução industrial, o brinquedo sofreu grandes modificações tecnológicas. Diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos industrializados, com novas formas e roupagens. O consumismo tomou conta do mundo infantil e os brinquedos tornaram-se um dos alvos principais do comercio infantil.
Apesar de toda a industrialização, o brinquedo criado pelas crianças ou artesanal, também tem muito significado na infância. A reutilização de materiais recicláveis (sucata), pode ser uma alternativa para estar desenvolvendo o senso critico das crianças, a criatividade e a imaginação. O uso de sucata além de desenvolver a criatividade da criança, também desenvolverá a sua coordenação motora.
[...] por princípio a sucata traz consigo o elemento da transformação: é algo que passa a ser usado fora do seu habitual (um cabo de vassoura, sementes e caroços). Além disso a sucata é um brinquedo não –estruturado em que é preciso haver ação da própria criança para que a brincadeira aconteça. (MACHADO, 1994, p.43)

Para trabalhar com sucatas na confecção de brinquedos, é necessário alguns cuidados como:
SEGURANÇA: a criança ou o manipulante precisa brincar com segurança, por isso devem ser evitados objetos que ofereçam perigo de cortar-se, machucar-se, contundir-se ou intoxicar-se.
ADEQUAÇÃO: um material ou uma atividade deve corresponder às habilidades da criança, a seus interesses e a seu nível de desenvolvimento.
SOLIDEZ: os objetos resistentes, sólidos, agradáveis de tocar e atraentes são os melhores. Devem-se evitar materiais muito frágeis e perecíveis.
POLIVALÊNCIA: certos materiais podem ser utilizados de muitas maneiras e para várias funções.
TRANSMISSÃO DE VALORES: as atividades e/ou brinquedos têm associados a si, valores que se transmitem de forma marcante e determinada para as crianças que os utilizam.
GRATUIDADE: o brinquedo é a principal atividade de uma criança. Para ela, brincar não é um puro lazer ou perda de tempo. É uma atividade que dá sentido a sua vida, que realiza e ajuda-a a se desenvolver. Segundo Jean Piaget, o jogo é o meio, através do qual a criança aprende o mundo e se expressa, recriando-o segundo seu nível de desenvolvimento. Daí a importância de oferecer-lhe materiais que a absorvam, que despertem sua curiosidade, que provoquem sua atividade e solicitem a sua criatividade. (Borges, 1987).


Plano de aula

Idade: 04 e 05 anos

1º momento
Duração: 45 minutos
Objetivos específicos
 Conhecer os brinquedos preferidos da turma e sua origem;


Linguagens/conteúdos:
 Linguagem oral
 Linguagem escrita
 Linguagem visual

Ação educativa:
 Questionar as crianças sobre qual brinquedo mais gosta? Como ele é feito? Será que todas as crianças tem brinquedos?
 Registrar no quadro o que relatam sobre os questionamentos;
 Após o registro, ler coletivamente as respostas, identificando as igualdades e diferenças de preferências;
 Propor uma atividade de recorte e colagem, em que as crianças irão procurar figuras de brinquedos, recortar e colar em cartaz coletivo.
 Após realizada a atividade cada criança ira relatar aos colegas o que recortou e possui ou não este brinquedo.


Materiais didáticos:
 Pincel
 Quadro
 Papel
 Tesoura
 Cola
 Revistas

Avaliação:
A avaliação será processual e individual, em que serão observados a coordenação motora e o interesse.

2º momento

Duração: 45 minutos

Objetivos específicos

 Conhecer a importância do brinquedo;
 Identificar os problemas que os excessos de brinquedos não utilizados causam ao meio ambiente.
 Diferenciar brinquedos industrializados de brinquedos alternativos

Linguagens/conteúdos
 Linguagem oral
 Linguagem visual
 Linguagem musical
 Linguagem corporal
 Reaproveitamento do lixo

Ação educativa
 Em uma roda de conversa, dialogar com as crianças sobre a importância do brinquedo na infância, salientando sobre o problema do lixo no meio ambiente e como poderíamos estar reaproveitando os materiais recicláveis para confeccionar brinquedos.
 Convidar as crianças para cantar juntos a música “meu boneco de lata”, após questioná-los se gostariam de conhecer o boneco de latas, e então apresentar o mesmo às crianças;
 Apresentar outras possibilidades de brinquedos que podem ser confeccionados com materiais alternativos como carrinho de madeira, avião de papel, cata-vento, bilboquê, petecas e outros.
 Deixar as crianças explorarem cada brinquedo.

Materiais didáticos
 Rádio
 CD
 Brinquedos

Avaliação: será avaliado se a criança consegue diferenciar brinquedo industrializado de brinque alternativo.

3º momento
Duração: 45 minutos

Objetivos específicos
 Desenvolver a criatividade
 Ampliar a coordenação motora

Linguagens/conteúdos
 Linguagem visual
 Linguagem escrita
 Linguagem artística

Ação educativa
 A partir dos brinquedos apresentados no momento anterior, propor ás crianças que em forma de desenho criem um novo brinquedo e socializem a sua invenção.
 Pedir para que tragam de casa materiais recicláveis para confecção do brinquedo.

Materiais didáticos
 Folhas de oficio
 Lápis de cor
 Giz de cera

Avaliação: A avaliação será processual e individual, em que será observada a coordenação motora e a criatividade.


4º momento
Duração: 45 minutos

Objetivos específicos:
 Desenvolver a criatividade
 Ampliar a coordenação motora
 Confeccionar um brinquedo com materiais alternativos.

Linguagens/conteúdos
 Linguagem visual
 Artes plásticas
 Sucatas

Ação educativa
 A partir do desenho criado pelas crianças, incentivar para que transformem o desenho em um brinquedo real feitos com os materiais recicláveis que trouxeram de casa (sucatas).

Materiais didáticos
 Materiais recicláveis
 Tesoura
 Cola
 Cola – quente
 Fita durex/adesiva
 Barbantes
 Martelo
 Prego
 Cordinha

Avaliação: será avaliada a coordenação motora e a criatividade.


5º momento
Duração: 45 minutos

Objetivos específicos
 Interagir com a turma
 Desenvolver a oralidade


Linguagens/conteúdos
 Linguagem oral
 Linguagem escrita
 Artes plásticas
 Artes cênicas

Ação educativa
 Após confeccionar os brinquedos cada criança irá relatar sobre o que fez;
 Incentivar para que criem e contem uma história que envolva o brinquedo que foi confeccionado;
 Organizar com as crianças um espaço para expor as histórias e os brinquedos criados, para serem socializados com outras crianças.

Materiais didáticos
 Brinquedos confeccionados pelas crianças

Avaliação: será avaliada a criatividade e a oralidade.


Referências:

Brincando com sucatas Disponível em:
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=35...>
Acesso em: 25 de abril de 2008.


MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar; atividades e materiais. 2ª ed. São Paulo. Edições Loyola, 1994.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 34. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

BROUGÉRE, Gilles. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

O projeto ficou bem interessante, as aulas estão bem descritas, a ação educativa traz com detalhes o que será realizado, o que é importante para que possamos compreender o que será realizado com as crianças. Acredito que as crianças que participarem deste projeto irão adorar.